Rogerinho do Cavaco

Cantor, compositor, músico, jornalista e professor

“O sambista não precisa ser membro da academia, ao ser natural em sua poesia o povo lhe faz imortal” (Candeia)

Cantor, compositor, músico, jornalista e professor natural de Guarapari no Estado do Espírito Santo, vindo de família festeira, Rogério Arthur Gonçalves Nogueira (Rogerinho do Cavaco) já atuou em diversos grupos de samba e pagode capixabas e também em agremiações carnavalescas como as Escolas de Samba Unidos de Jucutuquara (Vitória),Mocidade Alegre de Olaria e Juventude de Muquiçaba (Guarapari), é também intérprete, compositor e músico do bloco carnavalesco Amigos da Fonte. No carnaval da cidade saúde mais de 20 sambas de enredo do artista foram emplacados.

Rogerinho já tocou e cantou com diversos cantores e compositores consagrados do samba como: Jair Rodrigues, Almir Guineto, Neguinho da Beija-Flor, Dona Ivone Lara, Grupo Sambô, Monarco, Noca da Portela, Toninho Geraes, Paulinho Mocidade, Jorginho do Império, Wilson Moreira , Dominguinhos do Estácio, Quinho, Ataulpho Alves Júnior, Ircéa (irmã de Zeca pagodinho) Arlindo Cruz Neto (filho de Arlindo Cruz), Andrezinho da Mocidade (Grupo Molejo), Leonardo Bessa, Riko Dorilêo entre outros. Fez a abertura e o fechamento de shows de nomes como: Zeca Pagodinho, Emílio Santiago, Grupo Revelação, Titãs e Geraldo Azevedo. Homenageado no dia nacional do

samba em 2008 pela câmara municipal de Vitória, recebeu o Titulo de Honra ao Mérito, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à população Capixaba. Em 2010 lançou o seu primeiro CD e a câmara municipal de Guarapari lhe conferiu uma Moção de congratulações, louvor e aplausos também em reconhecimento ao seu trabalho cultural, O Rotary clube da região também prestou-lhe uma homenagem. Seu segundo CD “Samba do Povo”, lançado em 2011, foi gravado no Rio de Janeiro e contou com a produção de Milton Manhães, responsável pelo lançamento de álbuns de artistas como Zeca Pagodinho, Grupo Fundo de Quintal, Arlindo Cruz, Almir Guineto, Jovelina Pérola Negra, Jorge Aragão, Elza Soares entre outros. como repertório composto em sua maioria de músicas alegres apresenta também uma qualidade técnica que chama a atenção sobretudo com a listagem dos profissionais de peso envolvidos no trabalho como: Maestro Ivan Paulo, Mauro Diniz, Ircéa (irmã de Zeca Pagodinho), Roberto Marques, Binho Pique Novo, Carlinhos 7 cordas, Dirceu Leite entre outros. O álbum obteve apoio da Lei de Incentivo a cultura Rubem Braga da prefeitura municipal de Vitória, com ele Rogerinho foi um dos vencedores de um concurso da secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo (Secult), o único dentre os 15 contemplados para a divulgação do samba de raiz em show´s pelo interior do Estado; a seleção envolveu mais de 100 projetos de bandas de diversos gêneros musicais.

Com indicação pela crítica especializada, o CD levou Rogerinho do Cavaco a diversos programas de TV como: “Sem Censura” da TV Brasil apresentado pela jornalista Leda Nagle e obteve também indicações positivas no Blog de bamba do jornal O GLOBO assinado pela jornalista Solange Duart e pelo site Papo de samba dos jornalistas Denise Carla, Marcos Salles e Jorge Antunes. Rogerinho se apresentou no Reveillon 2012 em Guarapari para um público de 300 mil pessoas, fez também diversas apresentações pelo Estado Espírito Santo, foi entrevistado pelo renomado radialista do samba Adelson Alves na Rádio Nacional do Rio de Janeiro. Participou de famosas rodas de samba cariocas como a do Bloco Carnavalesco Cacique de Ramos, Pagode do Leão na quadra da Escola de Samba Estácio de Sá, Beco do Rato na Lapa e samba do trabalhador no Clube Renascença.

Em 2014, 2015 e 2016 o sambista realizou diversos show´s destacando-se as apresentações ocorridas nos Carnavais de Mariana em Minas Gerais, 1° Festival Nacional de Samba e Choro de Marechal Floriano, Comemoração do Dia Nacional do Samba em Vitória além de diversos eventos pelo Estado Espírito Santo. Recebeu homenagens da Assembléia Legislativa do Estado e novamente da Câmara municipal de Guarapari em reconhecimento ao seu trabalho. O Radialista Tiago Alves do programa Armazém Cultural da Rádio Mec do Rio de Janeiro entrevistou Rogerinho e inseriu também algumas de suas músicas na programação da emissora. Aguarde as novidades do sambista para o ano de 2017.

Em 2013 a NDR emissora de TV da Alemanha exibe um documentário sobre as belezas naturais do Espirito Santo com a participação do sambista e seu grupo, Rogerinho lança também seu terceiro Cd “Geral Gostou” com a produção de Milton Manhães, arranjos do Maestro Ivan Paulo e com a participação especial dos sambistas Darcy Maravilha e Dayse do Banjo. Gravado no Rio de Janeiro o trabalho conta com um time de músicos conhecidos como Jorge Gomes, Márcio Hulk, Charles André, Márcio Wanderlei, Binho Pique Novo e um repertório de belos sambas incluindo a inédita “Laço do Amor” de “Xande de Pilares, Gilson Bernini e Karlinhos Madureira” além de Receita de Prazer (Dayse do Banjo, Gersinho e Paulo Rogério), Pra quê que eu casei com isso (Darcy maravilha) dentre

outros. O disco está obtendo boa aceitação do público e crítica. Este álbum também obteve apoio da Lei de Incentivo a cultura Rubem Braga da prefeitura municipal de Vitória.

Atualmente o trabalho de Rogerinho baseia-se na proposta de levar ao público um show de samba em suas diversas vertentes (samba de raiz, partido alto, samba rock, pagode …) uma mistura alegre e envolvente agradando todas as faixas etárias e estilos. O artista realiza apresentações com sua banda ou grupo que tem o número de componentes variável de acordo com o tipo de evento. Além de participar de diversas agremiações carnavalescas, realiza também trabalhos paralelos fazendo algumas participações em shows de outros artistas como cantor e músico convidado realizando apresentações com um repertório de Samba, Bossa Nova, MPB e Instrumental.

Rogerinho participou de diversos show´s e projetos musicais importantes no Espírito Santo como: Projeto Palco Aberto para o Samba – Centro Cultural Carmélia Maria de Souza (Vitória) – Projeto Seis e Meia – Teatro Carlos Gomes – com Dona Ivone Lara , Projeto Vitória Acústico – abertura e fechamento do show de Zeca Pagodinho – Ginásio do Clube Álvares Cabral, Projeto Agora as 7 – Teatro Carlos Gomes – com Jair Rodrigues, Projeto Circulação Cultural 2011, 1° Grande Encontro do Samba Capixaba, Projeto Estação Porto – Armazém 5 (Vitória), Festival de Música de Botequim (FEMUSQUIM) – Vitória, 1° Festival de Música Vitória em canto, 4º Encontro Grande Vitória do Samba “Homenagem aos 100 anos de nascimento de Cartola”, Encontro da Rede Latino americana para o desenvolvimento sustentável 2008 – centro de Convivência e Educação Ambiental (SAMARCO – Anchieta), Abertura dos carnavais de Guarapari, Show´s do carnaval de Mariana em Minas Gerais, Carnavais de Vitória, Projeto Samba Mais – Multiplace Mais (Guarapari –ES), Festa do Caminhoneiro, entre outros. O sambista se apresentou também em diversas confraternizações de empresas nacionais e internacionais tais como: Petrobrás, Unilever, Cesan, Banco do Brasil, Empresa Brasileira de Correios e telégrafos, Samarco Mineração e outras. O cantor se apresenta atualmente em diversas casas de show´s e eventos.